Lar Evangélico
de Queimados
Um pouco de nossa história
O Lar Evangélico de Queimados foi fundado em 1967, pelas igrejas, conhecidas no Brasil, como “Casas de Oração” concebidas pelos ideais do “Movimento dos irmãos”, sendo uma instituição sem fins lucrativos. Como Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), oferecemos o serviço de acolhimento institucional, atendendo ambos os gêneros, amparando-os em seu envelhecimento e sem distinção.
Este lar surgiu a partir do desejo de um grupo de irmãos que, reunidos na casa dos irmãos Antônio Gomes e Noêmia Mendes Gomes, decidiram buscar meios de se criar um abrigo assistencial para idosos. Esta ideia foi amadurecida ao longo dos anos de 1959 e 1960. A partir da articulação com irmãos de outras Casas de Oração (Barreira do Vasco, Turiaçu, Olaria, Nilópolis etc) os irmãos Antônio e Noêmia Gomes fizeram duas reuniões para este fim (28/05 e 26/06 de 1960) na Casa de Oração de Mesquita – RJ, onde eram membros.
Após sucessivas reuniões de planejamento, divulgação e arrecadação de ofertas, o irmão José Maria Soares Mateus ofereceu parte de sua propriedade no município de Queimados-RJ, onde em 1 de maio de 1963 foi lançada a pedra fundamental da construção do lar.
Quatro anos mais tarde, em 1 de maio de 1967, foi inaugurado o primeiro pavimento com a internação de alguns idosos. O nome inicial era AEPAVO – “ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA DE PROTEÇÃO E AMPARO A VELHOS E ÓRFÃOS”, porém nunca teve como internos crianças órfãs. Em 1972, passou a ser chamado de LAR EVANGÉLICO DE QUEIMADOS, onde a instituição foi incorporada à União Missionária de Evangelização e Assistência Social - UMEAS.
Durante todo este tempo muitos idosos foram beneficiados com o acolhimento, cuidado e segurança proporcionados por uma equipe dedicada que, com muita fé, desenvolveram seu trabalho assistencial.
Objetivo
Objetivo é garantir ao idoso com 60 anos ou mais o acolhimento institucional, ofertando ações que resultem na proteção integral, na alegria de viver, sentir prazer e amar ao próximo num ambiente de paz, respeito e fé. Temos como finalidade a realização de atividades promovendo a melhoria na qualidade de vida dos idosos, proporcionando lazer e preservando a saúde física e psicológica, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, buscando a reintegração dos mesmos na vida social.
O que temos feito
No cotidiano dos idosos encaminhados ao acolhimento nota-se as mais diversas expressões da questão social, dificuldades financeiras e/ou psicológicas, situação de abandono, negligência, isolamento, por parte da família e sociedade, a maioria dos idosos acolhidos em decorrência da idade avançada, tem a saúde debilitada sendo necessário cuidados especiais.
Por isso, a alimentação diária é servida a todos os residentes, a fim de assegurar seu bom estado nutricional, através de um plano alimentar balanceado, gostoso e equilibrado. Para tal, as refeições são divididas em cinco horários, sendo: café-da-manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Além dos serviços regulares oferecidos aos residentes e funcionários, temos algumas parcerias com pessoas ou doações que contribuem na promoção de festividades, proporcionando momentos especiais, como almoços comemorativos, lanches diferenciados e festas com alimentos sempre saudáveis. Também nossos cultos de agradecimento a Deus pelo dom da vida, saúde e alegria.
A característica principal da instituição compõe de pessoas idosas iguais ou superiores a 60 (sessenta) anos, que não dispõe de habitação estrutura de suporte familiar, necessidades específicas à idade e e outras necessidades básicas. Conforme o Art. 2 o do Estatuto do Idoso: O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurado por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.